terça-feira, 19 de maio de 2009

Universo da moda: tão longe e tão perto



Mara Bianchetti

A cada estação inúmeros estilos, cores, texturas e tecidos adentram as passarelas de todo o país. E seguindo uma tendência internacional, por mais que as peças apresentadas nos desfiles pareçam distantes de você, cada vez mais a moda aponta a capacidade de seguir os significados e momentos do seu dia-a-dia. Mudar o aspecto do que é comum é quase lei e é este o ponto de partida para as tendências que aos poucos vão tomando conta das vitrines. Tudo isto, ainda permitindo que cada pessoa adapte as tendências de acordo com seu jeito de ser. Assim é o universo da moda.

A moda gira conforme as estações do ano. Por isso, muito se escuta sobre tendências e influências, porém, na indústria da moda, acontece como se as estações possuíssem períodos inversos. Enquanto o frio começa a se aproximar no Brasil, por exemplo, para os profissionais da área, é o calor que está em alta – tudo para que se planejem as tendências e as coleções que farão o corpo e a cabeça das pessoas na estação seguinte.

Muito se ouve também sobre as semanas de moda que acontecem por todo o país – e por todo o mundo. Inclusive, muitas já fazem parte do calendário cultural de algumas cidades. Segundo Tom, proprietário da loja Tom Surf Wear, feiras e semanas de moda são imprescindíveis para o lojista manter seu negócio na moda. “É muito importante participar destes eventos; isso agrega bastante ao lojista que antecipa as tendências da próxima estação para a sua loja. Recentemente, estive no Fashion Rio e trouxe vários produtos para o inverno”, completa.

Além disso, os pólos de moda brasileiros são os grandes responsáveis por reunir uma cadeia de produtores para que consigam entrar no mercado competitivo.

Ahhh, não mora no bairro Caiçara? Clique nos links, vá direto ao site e leia toda a edição!

OBS: A primeira matéria sobre qualquer assunto a gente nunca esquece. "Universo da moda:tão longe e tão perto", literalmente!

2 comentários:

Emerson Pancieri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emerson Pancieri disse...

Depois de turismo, gastronomia, a jornalista Mara Bianchetti escreve sobre moda. Tudo bem, podem falar: "Argh, que namorado mala esse".

Mas, digo e reafirmo: Essa matéria ficou ótima!
Parabéns!!